Gás Natural, Inspeção Veicular e Comércio ilícito de peças no comércio eletrônico são tratados pelo Sindirepa com o Presidente do Inmetro

GNV

Os presidentes de Sindirepa dos Estados de São Paulo, Sr. Antonio Fiola, Minas Gerais, Alexandre Mol, e Santa Catarina Sr. Eduardo Colzani reuniram-se com o Presidente do Inmetro Sr. Marcos Heleno Guerson para tratar do ofício enviado pelo Sindirepa Brasil que pautou a urgência no tema do GNV – Gás Natural Veicular nas seguintes áreas:

– Comunicação de alerta aos veículos irregulares em circulação pelo país;

– Alinhamento em conjunto das normativas vigentes para permitir melhor entendimento, aplicabilidade e segurança, entre elas, a portaria que trata dos cilindros;

– Estudos em conjunto para afastar ou diminuir a informalidade e/ou ilegalidade.

O Presidente do Inmetro foi solícito em todos os pleitos do Sindirepa, orientando que algumas das ações dependem de ação conjunta com a Secretaria Nacional de Trânsito, mas já naquele momento montou-se alguns caminhos possíveis para comunicar alertas aos veículos, assim como inibir a ilegalidade/informalidade. Com relação aos cilindros propostas também forma debatidas e a mais próxima está priorizando o momento do abastecimento, onde um selo deve iniciar o processo, podendo avançar para sistemas de inteligência de leituras mais sofisticados. O importante é que pelo lado do Inmetro o assunto está sendo tratado com muita responsabilidade e dedicação, ouvindo todas as partes da sociedade organizada.

Neste mesmo assunto de GNV, outra frente, esta agora para tratar com a Secretaria da Fazenda a redução de imposto para que resulte queda no preço da bomba de abastecimento, o Sindirepa RJ através de seu presidente Celso Mattos que esteve acompanhado do Diretor Executivo do Sindirepa Brasil, Luiz Sergio Alvarenga reuniram-se em 14/09/22 na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, cujo resultado que acaba por expandir para outros estados da Federação é de revisão da competitividade através de um gatilho no Estado de Minas Gerais, e reduções previstas para além do próprio Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo até o final do ano de 2022.

Combate as peças não certificadas Inmetro que são comercializadas no comércio eletrônico

Após amplo debate sobre o assunto no 8º Forum IQA da Qualidade realizado em São Paulo no mês de setembro o Presidente do Inmetro confirmou que ações de combate serão implantadas para coibir a comercialização de autopeças que não atendam a exigência de conformidade e que foi reforçada pelo Superintendente do IPEM SP – Instituto de Pesos e Medidas, órgão fiscalizador do Inmetro nos estados, Dr. Ricardo Costa Franco de Camargo através de diligências de inteligência em conjunto com o Sindirepa.

Inspeção Técnica Veicular

No âmbito de um pleito antigo do Sindirepa e agora também da Aliança Aftermarket Automotivo Brasil formada inicialmente pelas entidades Sindirepa, Sincopeças, Andap e Conarem, o Presidente do Inmetro manifestou todo o apoio na direção de uma ação de educação ainda em forma voluntária no que diz respeito ao âmbito de atuação do Inmetro, visto que a matéria é de competência do órgão de trânsito no país. Por tratar-se de uma ação privada, ficou deliberado que o Sindirepa Brasil apresente uma proposta ao Inmetro de como entende este programa pode ser iniciado e que normativas caberia ao Inmetro.

Da esquerda para direita: Alexandre Mol (Presidente Sindirepa MG e Vice-Presidente Sindirepa Brasil; Marcos Heleno Guerson, Presidente do Inmetro; Antonio Fiola, Presidente do Sindirepa SP e Sindirepa Brasil; Diretor do Inmetro, Claudio Torelli, Coordenador da Câmara Nacional GNV do Sindirepa Brasil; Eduardo Colzani, Presidente do Sindirepa SC e Diretor Financeiro do Sindirepa Brasil; Luiz Sergio Alvarenga, Diretor executivo do Sindirepa Brasil, e por último Diretor do Inmetro.
Rolar para o topo