Hora de agir: a eletrificação do veículo irá remodelar o mercado de reposição europeu

  • Veículos elétricos devem representar 53 a 82% de todos os veículos novos abaixo de 3,5 toneladas vendidos na Europa até 2030.
  • Cenário de vendas agressivo: 2038 pode ser o primeiro ano com mais de 50% de veículos elétricos a bateria na estrada
  • Carros elétricos precisam de cerca de 30% menos componentes de pós-venda, mas criam oportunidades significativas

A transição de eletrificação em curso no setor automóvel indica uma grande mudança para o mercado de reposição europeu. Os motivos: Os veículos elétricos a bateria (BEVs) têm uma demanda cerca de 30% menor por componentes tradicionais do mercado de reposição e as previsões de vendas de BEV projetam uma participação de mercado de 53 a 82% em 2030. Essas são as conclusões de um estudo conjunto da Roland Berger e da CLEPA, a Associação de Fornecedores Automotivos. Os autores formularam três cenários futuros e recomendam medidas que a indústria pode tomar para moldar a transformação.

“ Para os players do mercado de reposição automotiva, planejar a transição para a eletrificação é um negócio muito complexo porque muitos veículos em nossa frota ainda terão um motor de combustão interna após 2035 ”, diz Hasmeet Kaur , sócio da Roland Berger. “ Embora os veículos elétricos representem atualmente apenas 0,8% do parque de veículos, os jogadores precisam se reposicionar agora para garantir seu sucesso daqui para frente. ”

A indústria automotiva vem passando por uma rápida transformação há vários anos. Uma combinação de tendências tecnológicas, mudança de comportamento dos clientes, várias faltas de oferta e a proposta de regulamentação da União Europeia (UE), que só recentemente foi acordada pelo conselho da UE, colocou as empresas sob pressão. Espera-se que a eletrificação tenha um impacto maciço nas forças em jogo no mercado de reposição.

A transição EV está em andamento: Perspectivas para 2030 e 2035

Os autores do estudo desenvolveram três cenários e em cada um deles calcularam os efeitos dos diferentes ritmos de eletrificação no mercado de reposição automotivo. O cenário mais otimista (“Eletrificação Radical”) vê a mobilidade elétrica avançando rapidamente. Isso faz com que a participação de veículos elétricos a bateria no total de veículos novos abaixo de 3,5 toneladas suba para 82% em 2030 e atinja 100% a partir de 2035.

O cenário intermediário (“Transformação Ambiciosa”) é baseado na política e nos objetivos corporativos como eles estão atualmente. Nele, os preços das matérias-primas necessárias para fabricar as baterias se estabilizam e uma infraestrutura de carregamento adequada é estabelecida. Como resultado, a participação dos carros elétricos nas vendas totais de veículos cresce para 68% até 2030 e atinge 100% a partir de 2035.

No cenário menos progressivo (“Conformidade Regulamentar”), o progresso em direção apenas ao BEV é moderado por vários ventos contrários, incluindo o aumento dos custos das matérias-primas da bateria. A participação dos carros elétricos nas vendas totais de veículos aumenta para 53% em 2030 e 96% em 2035, antes de atingir 99% em 2040.

Queda na demanda por transmissões e motores tradicionais

O aumento da penetração no mercado de veículos elétricos a bateria mudará tanto a importância das várias categorias de produtos no mercado de reposição quanto os papéis das empresas que operam nele. Os autores analisaram 250 componentes ao longo de 53 sistemas de veículos e esperam que os veículos elétricos a bateria ofereçam um potencial de vendas cerca de 30% menor para componentes tradicionais do mercado de reposição, em comparação com veículos com motor de combustão interna. As razões: os veículos elétricos a bateria são construídos com menos componentes e há menos desgaste no motor, no sistema de transmissão e nos componentes dos freios, entre outros.

Para cada um desses componentes, o estudo estima o impacto, tanto negativo quanto positivo, na demanda “bruta” no mercado de reposição (excluindo a demanda adicional por novos componentes e serviços, como mão de obra em oficinas ou atualizações de software). A fim de mostrar claramente o impacto da eletrificação, o estudo exclui especificamente outros fatores macro, como o impacto do crescimento geral esperado do parque de veículos ou inflação, e tendências técnicas, como Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor. No cenário de Eletrificação Radical, prevê-se uma queda de 12% até 2035 e de 17% até 2040. As categorias de produtos mais afetadas são o motor de combustão interna e o drivetrain, onde a demanda cairá 49 e 51%, respectivamente. No cenário de Conformidade Regulamentar, espera-se que o impacto seja reduzido para -13% até 2040.

Novas oportunidades para players do setor em todos os setores

A eletrificação também abre novas oportunidades ao longo da cadeia de valor para os diversos fornecedores do setor. Os fabricantes de peças, por exemplo, podem mudar seu portfólio para componentes específicos para baterias, mas também expandir seu modelo de negócios remanufaturando ou recondicionando componentes. Outra oportunidade é oferecer soluções de diagnóstico e flashing para apoiar as oficinas, principalmente com o software desafiador e gerenciamento de dados de veículos elétricos a bateria com novas plataformas eletrônicas e de conectividade. A parceria com especialistas em baterias pode ajudar tanto o fornecedor tradicional de pós-venda quanto o especialista em baterias.

“ Será especialmente importante para os players do mercado de reposição desenvolver recursos de remanufatura e reparo para sistemas de baterias, motores elétricos, eixos eletrônicos e eletrônica de potência ”, diz Frank Schlehuber , Consultor Sênior de Assuntos de Mercado da CLEPA. “ Esperamos ver uma mudança nos serviços de pós-venda de hardware para software. A manutenção preventiva também ganhará relevância, já que a bateria é crítica para a segurança .”

Os distribuidores atacadistas poderão auxiliar na gestão de componentes em fim de vida, tornando-se fornecedores de materiais reciclados ou oferecendo suas redes logísticas a novos grupos de clientes. E as oficinas têm a opção de se posicionar como especialistas em veículos elétricos a bateria e oferecer serviços a oficinas generalistas em sua área. Eles também podem oferecer seus serviços a OEMs que procuram parceiros de oficina de IAM para fortalecer sua rede de serviços.

Fonte: CLEPA

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