Lei de Garantia de autopeças nos Estados Unidos

Aprovado pelo Congresso em 1975 – Seção 102(c), 15 USC 2302(c), o Magnuson-Moss Warranty Act (MMWA) impede que os fabricantes usem isenções de garantias de maneira injusta ou enganosa. O MMWA proíbe acordos de vinculação que condicionem a cobertura sob uma garantia por escrito sobre o uso pelo consumidor de um artigo ou serviço identificado por marca, comércio ou nome corporativo, a menos que esse artigo ou serviço seja fornecido gratuitamente ao consumidor.

A Lei de Garantia Magnuson-Moss proíbe os fabricantes de produtos de condicionar as garantias do consumidor sobre o uso de qualquer peça ou serviço original do equipamento. Além disso, um fabricante só pode negar a cobertura da garantia se puder demonstrar que uma peça de equipamento não original ou serviço relacionado causou um defeito no produto original. No caso de veículos automotores, os fabricantes de automóveis novos ignoraram essas condições descritas na Magnuson-Moss e enganaram os consumidores a acreditar que eles devem ter as lojas de serviço do revendedor instalando apenas peças de reposição de equipamentos originais ou temem ter a garantia do carro novo anulada.

Glossário

Peças de reposição: As peças de reposição são projetadas de forma semelhante às peças do fabricante de equipamento original (OEM) e podem atender aos requisitos: no entanto elas podem não atender as medidas extas.

Compra do veículo no estado em que se encontra: Com a compra no estado em que se encontra, uma vez que você sai da concessionária, todos os reparos e manutenções são de responsabilidade financeira do proprietário. Não há garantia para ajudar com o custo dos reparos.

Apólice de seguro automóvel : Uma apólice de seguro automóvel é um contrato entre você e a companhia de seguros. A cobertura de seguro ajuda a reparar seu veículo se ele for danificado por uma causa específica, como um acidente, roubo, etc.
Um contrato entre você e a seguradora. Esta garantia ajuda a cobrir reparos em seu veículo se danificado por causas específicas de perda, como falhas mecânicas. A garantia geralmente entra em vigor após a expiração da garantia do fabricante/revendedor.

Garantia do Fabricante/Revendedor (Garantia do Veículo Novo): Uma garantia é um contrato entre o fabricante/revendedor e o comprador. Abrange certas avarias mecânicas e os custos de reparação de peças e mão-de-obra.

Peças do fabricante do equipamento original (OEM): As peças do OEM são projetadas em medidas específicas para atender ao projeto de engenharia original.

Manutenção de rotinaA manutenção de rotina é necessária para garantir que seu veículo mantenha sua eficácia. A manutenção de rotina inclui serviços como trocas de óleo, trocas de correias, rodízios de pneus, etc.

Cronograma de manutenção de rotina: Um cronograma definido pelo fabricante no qual reparos ou manutenção específicos devem ser concluídos para manter a eficácia do veículo.

Lista de verificação de bandeira vermelha

Saiba o que procurar para determinar se você está sendo enganado sobre a garantia do seu veículo. Como garantia, você deve receber uma garantia clara e fácil de entender que inclui quem e o que está coberto; uma explicação do fiador e suas responsabilidades, incluindo onde você pode ter seu veículo reparado; a data de vencimento; e formas de lidar com disputas com o fiador. Se você tiver dúvidas sobre a garantia do seu veículo, entre em contato com o garantidor ou com a concessionária/fabricante.

BANDEIRAS VERMELHAS

A garantia é difícil de ler e compreender, e você não tem certeza dos termos específicos descritos. Você não tem certeza do que está coberto pela garantia.

Um representante insiste que você faça a manutenção do seu veículo na concessionária para manter sua garantia intacta.

Um representante é agressivo e se recusa a liberar seu veículo se você não tiver seu veículo reparado na concessionária.

Um representante explica que você deve usar peças do fabricante do equipamento original (OEM) ao reparar seu veículo para manter sua garantia intacta, ou o revendedor anulará a garantia pelo uso de peças de reposição.

Um revendedor recusa a cobertura da garantia porque você obtém serviços em outra oficina.

Um revendedor não colocará os termos e custos de reparo por escrito.

Qual é a Lei

O QUE A LEI REQUER

A Lei de Garantia Magnuson-Moss é uma lei de proteção ao consumidor aplicada pela Federal Trade Commission. A Lei Federal exige que as garantias sejam escritas em linguagem e termos claros e fáceis de entender. A Lei exige que uma garantia por escrito inclua:

  • Quem está coberto pela garantia.
  • Uma descrição clara e identidade do que é coberto.
  • Responsabilidades do garantidor e do consumidor, incluindo onde e como os reparos e a manutenção podem ser realizados.
  • Expiração da garantia.
  • Formas de lidar com disputas com o fiador.

Observe que a Lei de Garantia Magnuson-Moss não exige que uma empresa forneça uma garantia por escrito.

Se uma empresa decidir oferecer uma garantia por escrito em um produto de consumo, ela deve cumprir a Lei.

O QUE A LEI PROÍBE

Existem três proibições sob a Lei de Garantia Magnuson-Moss:

  • Isenção de responsabilidade ou modificação de garantias implícitas
  • Disposições de “venda casada”
  • Termos de garantia enganosos ou enganosos

Isenção de responsabilidade ou modificação de garantias implícitas | As garantias implícitas são promessas tácitas e não escritas de um vendedor/comerciante/fiador para um cliente. As garantias implícitas são a promessa do garantidor de que os produtos/bens vendidos funcionarão da maneira pretendida e que não há nada de errado com eles. É também uma promessa de que o produto pode ser usado para uma finalidade específica. A Lei proíbe qualquer pessoa que ofereça uma garantia por escrito de renunciar ou modificar as garantias implícitas. Portanto, se o produto não funcionar como pretendido ou não for adequado para uma finalidade específica, o garantidor deverá solucionar o problema ou a garantia será violada.

Provisões de “venda casada” | Disposições que afirmam ou implicam que um consumidor deve comprar ou usar um item ou serviço de uma determinada empresa para manter a cobertura da garantia, como ser obrigado a usar peças do fabricante do equipamento original (OEM).

Termos de garantia enganosos | As garantias não devem conter termos enganosos ou enganosos. Uma garantia não pode parecer fornecer cobertura quando na verdade não oferece. Além disso, uma garantia não pode prometer um serviço que o garantidor não tinha intenção de fornecer ou não poderia fornecer. Estes são exemplos de termos de garantia enganosos.

Manutenção da garantia

Compartilhe estas dicas para manter sua garantia com seus usuários finais e consumidores:

  • Leia sua garantia e certifique-se de entender os termos e a cobertura, incluindo o período de garantia.
  • Fale com o fiador ou revendedor para obter esclarecimentos sobre a garantia.
  • Conheça a lei – Lei de Garantia Magnuson-Moss – e como isso afeta você.
  • Certifique-se de seguir o cronograma de manutenção de rotina e garantir que todos os reparos sejam concluídos em tempo hábil.
  • Registre todas as manutenções e reparos concluídos em seu veículo e guarde os recibos do serviço.
  • Certifique-se de que os recibos estejam claramente datados e listem uma descrição precisa das peças fornecidas e do serviço realizado.
  • Certifique-se de que a concessionária ou oficina seja licenciada ou certificada (registrada) com o estado.
  • Faça uma reclamação de garantia somente quando necessário. O fabricante ou revendedor do veículo tem a responsabilidade de demonstrar que o uso de uma peça ou serviço não OEM causou a falha em questão.

Se envolver

Compartilhe sua história

Um consumidor recusou o serviço em sua loja porque um fabricante ameaçou que sua garantia foi anulada?

Um cliente não retornou para fazer o serviço porque acredita que sua garantia será anulada se o veículo não for atendido na concessionária?

Um cliente solicitou um reembolso pelo serviço realizado porque foi informado de que só poderia realizar o serviço no revendedor?

Você tem manuais do proprietário, comunicados à imprensa ou inserções de um fabricante que afirmam que os veículos devem ser atendidos na concessionária para evitar a anulação da garantia?

Estamos procurando histórias e documentação de violações do MMWA para que a Auto Care Association possa defender seus direitos. Se você ou alguém que você conhece teve uma experiência semelhante à abaixo, entre em contato com Tom Tucker .

Fale nas redes sociais

Nota aos membros : O conteúdo abaixo são apenas sugestões para sua organização e funcionários considerarem o uso em suas respectivas contas de mídia social para ajudar a aumentar o alcance e a visibilidade em relação à Lei de Garantia Magnuson-Moss.

Exemplos de postagens no Facebook:

A Lei de Garantia Magnuson-Moss proíbe os fabricantes de produtos de condicionar as garantias do consumidor sobre o uso de qualquer peça ou serviço original do equipamento. No caso de veículos automotores, os fabricantes de automóveis novos ignoraram essas condições descritas na Magnuson-Moss e enganaram os consumidores a acreditar que eles devem ter as lojas de serviço do revendedor instalando apenas peças de reposição de equipamentos originais ou temem ter a garantia do carro novo anulada. Seja educado hoje: autocare.org/mmwa  #MagnusonMoss

Você sabia? É um equívoco comum que apenas os revendedores de automóveis podem realizar a manutenção e os reparos de rotina em um veículo mais novo que está na garantia. Na verdade, é lei que os consumidores podem frequentar a oficina do bairro ou fazer o trabalho sozinhos sem violar a garantia do fabricante: autocare.org/mmwa .

Algum fabricante ameaçou anular sua garantia se o seu veículo não for atendido na concessionária? Nós queremos ouvir de você! Compartilhe sua história abaixo nos comentários! #MagnusonMoss

Exemplos de postagens do Twitter:

verdadeiro ou falso? Você deve fazer a manutenção do seu veículo na concessionária, para manter sua garantia.

FALSO! A Lei Federal protege seu direito de escolher entre uma Loja Independente ou uma Concessionária. Conheça seus direitos hoje:  autocare.org/mmwa #MagnusonMoss

Trocas de óleo, rotações de pneus e pastilhas de freio: o que todos eles têm em comum?

Eles estão todos cobertos pela Lei de Garantia Magnuson-Moss, com o uso de peças de reposição! Saiba mais sobre o seu direito de escolha hoje:  autocare.org/mmwa #MagnusonMoss

Exemplos de postagens do LinkedIn:

Você já foi informado de que apenas seu revendedor local pode realizar a manutenção e os reparos de rotina em um veículo mais novo que está na garantia? A Lei de Garantia Magnuson-Moss tornou ilegal para um revendedor negar sua cobertura de garantia, se outra pessoa realizar sua manutenção. Saiba mais sobre como defender os direitos do proprietário do seu veículo em: autocare.org/mmwa #MagnusonMoss

É um equívoco comum que apenas os revendedores de automóveis podem realizar a manutenção e os reparos de rotina em um veículo mais novo que está na garantia. A verdade é que os consumidores podem fazer reparos de rotina em sua oficina independente local ou fazer o trabalho sozinhos sem afetar a garantia. Conheça o seu direito de escolha

Fonte: Auto Care

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