Líderes de oficinas da Espanha apresentam declaração de princípios digitais perante a iniciativa “Bússola Digital”

Por uma normalização dos padrões digitais e pela garantia de um mercado em que a digitalização não constitua uma barreira para as empresas do setor

A chamada “Bússola Digital Europeia” é uma iniciativa apresentada pela Comissão Europeia com o objetivo de alcançar a transformação digital da Europa até 2030. No âmbito desta iniciativa, a CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação Automóvel e Relacionadas) e A CONEPA (Federação Espanhola de Empresários Profissionais do Automóvel), enquanto organizações empresariais espanholas representativas do setor da manutenção e reparação de veículos motorizados e motociclos, enviou uma carta transmitindo o ponto de vista das oficinas espanholas, a fim de avançar no roteiro estabelecido com base em suas necessidades reais.

Além de defender a organização de uma Administração digital eficaz que permita a execução de procedimentos burocráticos rápidos e seguros, a carta destaca dois dados importantes a serem considerados neste processo de digitalização: por um lado, o porte das empresas do setor. , que são principalmente micro-PME (85%) e PME (15%); e, por outro, seu caráter de operadoras do setor automobilístico.

Três conclusões emergem do documento em termos de necessidades e, portanto, solicitações:

• A determinação de padrões de desempenho aceitáveis ​​para todos os operadores do mercado e que não representem obstáculos intransponíveis para as empresas de menor porte.
  • A coerência entre os enquadramentos jurídicos geral e setorial, visto que ambas as instituições se preocupam com a materialização prática do acesso tanto à informação técnica para reparação, como aos procedimentos técnicos necessários à realização de operações em veículos à distância.
  • A garantia da livre concorrência no mercado da reparação e manutenção automóvel, com um quadro jurídico de referência para as atividades relacionadas com a digitalização do ponto de vista teórico e prático. O objetivo final: que o mundo digital não represente uma barreira para o funcionamento de oficinas e, especificamente, nos seguintes aspectos:
    • Acesso gratuito para todas as oficinas a treinamento, informações técnicas e ferramentas online necessárias para reparos.
    • A livre opção dos consumidores europeus de reparar na oficina da sua escolha, sem serem obrigados a recorrer exclusivamente a certas empresas para efetuar operações cujo pagamento devem assumir.

Tanto a CETRAA como a CONEPA transmitiram esta informação à Comissão Europeia com a intenção de que as suas propostas fossem incluídas na declaração interinstitucional e conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão.

Fonte: CETRAA

Rolar para o topo